quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Turismo e Sustentabilidade

Turismo e Sustentabilidade

A definição de turismo sustentável ainda está na pauta de discussão dos pesquisadores, já que sua definição implica em analisar várias vertentes que o compõe. A partir do relatório Brundland de 1991, que estabeleceu o parâmetro e projetou o debate social sobre o desenvolvimento sustentável, vê-se que ele parte de uma concepção multidimensional de desenvolvimento e é definido como: “aquele que responde às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. É, portanto, um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas.

Levando em Consideração esse posicionamento, Swarbrooke define como “Formas de turismo que satisfaçam hoje as necessidades dos turistas, das indústrias e das comunidades locais, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades”. Esse conceito ressalta, a importância da melhoria da qualidade de vida da comunidade e a harmonização do crescimento econômico e social, equilibrando os recursos de oferta limitada e a qualidade do meio ambiente no presente, para que haja um futuro sustentável para as próximas gerações.“Significa turismo que é economicamente viável, mas não destrói os recursos dos quais o turismo no futuro dependerá, principalmente o meio ambiente físico e o tecido social da comunidade local” (Swarbrooke, 2000).

Esse processo busca, portanto estabelecer uma nova dinâmica econômica de base local, e para tal é necessário encaminhar desde a capacitação dos recursos humanos locais, o reconhecimento das vocações locais e o desenvolvimento de suas potencialidades específicas até formas de gestão onde a participação, o diálogo e as informações possam se desenvolver de forma partilhada com base na gestão participativa.

Clarissa Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário